PROJETO PEDAGÓGICO
INTERDISCIPLINAR RESGATANDO A HISTORICIDADE DA ESCOLA ELABORADA PELAS
CURSISTAS:
- Maria de Fátima de Sá
Nascimento
- Soraya Campos da Silva
Mariano
- Ana Maria Sobreira
Honorato Lopes
- Esmeraldina Alves de
Carvalho
- Josefa Maria da Silva
Bezerra
Com o Tema: “ Os Vários
Olhares sobre a Historicidade da Escola”
Josefa
Maria da Silva Bezerra
Alunas Ana Maria e
Fátima Sá Nascimento
Atividade
2.1- Painel da Proposta do Projeto Pedagógico Interdisciplinar com o tema:
“Resgatando a Historicidade da Escola EREM”
Diagnose
da Escola Francisco Pires
I –
Aspecto Histórico e Legal
A –
Histórico da Escola Anterior
Grupo
Escolar Francisco Pires de Carvalho
Francisco
Pires de Carvalho
2ª Diretora: Maria do Carmo de Carvalho Bezerra (1976 à 1984)
5ª Gilka Maria Bezerra de Carvalho Correia (22-05-1987 à 18-01-1991)
6ª Diretora: Francinete Alves de Carvalho (28-05-1991 a 18-01-1991)
Chefes De secretária
- Maria de Fatima YoYô da Silva
Cléa de Assis Escuro (Neném de Talí)
- Alexandre Francisco de Lima
Maria Elena da Silva
Diana Vieira da Silva e Cícero Manoel da Silva
- Maria
de Fátima de Sá Nascimento
- Soraia campos da Silva Mariano
Coordenadores de CTE
Esmeraldina Alves de Carvalho
Gilka Maria da Silva Souza
- Aline
Maria da Silva
Sou Professora, senhor, e rogo a ti, dá-me teu amor para viver intensamente a minha vocação.
Recursos Utilizados
Aos 21 do mês de julho de
1969, foi solenemente inaugurado o prédio destinado ao grupo Escolar Francisco
Pires. Na época o presidente da república, Artur da Costa e Silva, o ministro
da Educação, Tarso Dutra, o governador do estado de Pernambuco Dr. Nilo de
Souza Coelho, o prefeito de Mirandiba-PE Francisco Alves de Carvalho Nunes.
Este nome mencionado foi em homenagem por ser filho desta terra.
Janice
Pires de Carvalho Sá
Primeira diretora da escola
e umas das responsáveis pela unidade; Maria das Graças de Carvalho, Diva
Feitosa Marques; Benedita de Carvalho.
A
escola Francisco Pires está localizada na Rua: Tiburtino de Carvalho sem
numero- centro, na sede do município de Mirandiba-PE. Situa-se ao lado esquerdo
da rodovia Estadual que liga a cidade BR 232. Fica ao sul da cidade, CEP
56980-000 telefone (87)3885-1247. Autorizada através do decreto nº 1264 de 17-04-1969, D.O. de 18-04-1969, com turmas de
1ª a 4ª series. Portaria nº 1.224 de 13-04-1976; elevada a categoria de 1º grau
com turmas de 5ª a 8ª séries D.O. 15-04-1976; implantação de cursos de
magistério. Portaria nº 2..773 de 25-09-1985. Depois foi extinto, houve a
implantação de cursos de estudos gerais. Portaria nº 1.318 de 01-03-1988 D.O.
02-03-1988. Também extinto; implantação do ensino médio. Portaria nº 5.227 de
23-11-1993, D.O. 25-11-1993.
Regimento
escolar- portaria SEDUC nº 1588 de 08-03-2005 D.O. 09-03-2005. Inscrição
estadual:E-701.003. É do conselho CNPJ nº 03.298.324/001-46 sob a jurisdição da
GERE de sertão Central- Salgueiro-PE e SEDUC- Secretaria da Educação e cultura.
Implantação do projeto Travessia Ensino Médio, implantação do EREM- Francisco
Pires- 01-02-2010.
Diretoras de 1969 à 2012 a partir da inauguração da referida Escola até os dias
atuais, várias diretoras estiveram à frente de suas atividade e educacionais,
empenhadas no bem estar de toda comunidade escolar, principalmente no que diz
respeito aos alunos. São elas:
1ª
Diretora: Janice Pires de Carvalho Sá (04-09-1969
à 31-07-1975)
Diretora
Adjunta: Maria do Carmo Carvalho Bezerra
2ª Diretora: Maria do Carmo de Carvalho Bezerra (1976 à 1984)
Diretora
Adjunta: Maria Alice de Carvalho Nunes
3ª
Diretora: Janice Pires de Carvalho
( 25-08-1980 à 19-11-1984)
Diretora
Adjunta: Maria Alice de Carvalho Nunes
4ª
Diretora: Maria Alice de Carvalho (1985 à
1987)
Diretora
adjunta: Francinete Alves de Carvalho
5ª Gilka Maria Bezerra de Carvalho Correia (22-05-1987 à 18-01-1991)
6ª Diretora: Francinete Alves de Carvalho (28-05-1991 a 18-01-1991)
Diretora
Adjunta: Gelda Maria Braga de Carvalho Nunes
7ª
Diretora: Gelda Maria Braga de Carvalho Nunes(29-09-92 à 07-02-94)
Diretora
Adjunta: Margarizzi Cantarelli de Carvalho Correia
Diretora
Temporária: Margarizzi Cantarelli Carvalho Cirreia
8ª
Diretora: Mabel Solange Bezerra de Carvalho(29-08-95 à 25-03-1999)
Diretora
Adjunta: Maria de Fátima de Carvalho Nunes
9ª
Diretora: Valta Maria Alves Alípio (24-03-1999 à 31-12-2001)
Diretora
Adjunta: Josefa Maria da Silva Bezerra
-
Eliete Alves de Carvalho Campos
-
Maria do Socorro Pires de Carvalho
-
Severina Lucas Pires Freire
-
Cícera Maria Diniz Carvalho
-Gilda
Maria Braga de Carvalho Nunes
-
Margarizzi Cantarelli Carvalho Corrêia
- Maria do desterro Rodrigues Santos
Educadores de Apoio
-
Maria do Socorro de Souza
-
Mabel Solange Bezerra de Carvalho
-
Joana D’arc Rodrigues Limeira Nogueira
-
Francisca Fábia Alves da Silva
- Cristiane
Lopes
Coordenadores de Biblioteca
- Maria de Fatima YoYô da Silva
-
Marister do Amaral Valões Ferreira Lucas
-
Frances Maria de Sá Carvalho Lucas
-
Josilda Furtado de Sà
-
Gelda Maria Braga de Carvalho Nunes
-
Ana Karina
-Soraia
Campos
-Fátima
Sá
-
Maria do Socorro Carvalho Sá
-
Esmeraldina Alves de Carvalho
-
Maria Lucia Campos Cantarelli
Auxiliares de Serviços administrativos
educacionais
Cléa de Assis Escuro (Neném de Talí)
Antonia Alexandrina
-
José Antonio da silva
-
Maria de Lourdes Barros
-Manoel
Bezerra de Oliveira
-
Antonio Gregório José do Nascimento
-
Clementino Alfredo dos Santos
Agente Administrativo
Napoleão Carneiro de Souza
Homenagem aos Mestres Inatitos
A escola que iniciamos a nossa
docência é sem dúvida aquela que plantamos o nosso melhor conhecimento e as
melhores lembranças, porque o fruto do aprendizado é o inicio da experiência.
A escola Francisco Pires de Carvalho
a qual fomos pioneiros da sua inauguração vem nos orgulhando ao longo da sua
história com sua vivência e profissionais que a cada dia aprimoram e valorizam
os seus cursos.
Portanto, prestamos a nossa homenagem a esse patrimônio cultural que tem
oportunizado aos filhos dessa terra, valores, ética e conhecimentos para sua
vida escolar e a amplitude de sua vida profissional.
Mestres Inativos
-
Valquiria Gomes Vieira
-
Paula Francinete de Souza
-
Ana Maria de Sá Carvalho
-
Inês Maria Diniz
-
Nilva Maria de Sá
-
Maria Espedita de Sá Carvalho
-
Maria de Fatima Valões Cardoso
Wânia
Suelly Botelho
-
Margarida Gomes de Sá Carvalho
-
Auta Pires de Carvalho
-Darcy
Pereira de Carvalho
-
Diana Maria de Sá Carvalho
-
Diva Feitosa Marques
-
Francinete Alves de Carvalho
-
Maria da Conceição da Silva Freire
-
Maria Alves Mariano da Cruz
-
Maria do Socorro Daniel
-
Silvana Davi
-
Gildete Alves de Carvalho
-
Odete Valões Pinheiro
-
Maria Auxiliadora Alves de Carvalho Lucas
-
Graciete de Carvalho Diniz
-
Maria Auxiliadora Cantarell
-
Joana neta de Carvalho
Homenagem Póstuma
A
sua trajetória foi marcada aqui na terra pelo seu profissionalismo, competência
e dedicação às causas educacionais. Pelo desejo de produzir um ensino de
qualidade. Pelo prazer de compartilhar saberes e de construir aprendizagem.
Não
há duvidas de que aqueles que passaram pelas suas mãos de educador são gratos
pelo legado deixado por você.
Professora: Maria de Fátima Yoyô da Silva
*
25-03-1944
+
17-01-2001
Professora: Maria do Carmo da Silva Sá
*
12-09-1941
+
15-02-2009
Professor:
Célio
Viana Campos
* 06-11-1948
+ 16-12-2005
Professora:
Maria Natividade David
* 21-06-1953
+ 20-02-2010
Escola Atual
Entrada da Escola de Referência em Ensino Médio Francisco
Pires
Apresentação
O
trabalho na escola, educadores e técnicos nos espaços da Educação passam
constantemente por experiências de mudança do próprio sujeito. A transformação
do espaço, local de vida, de reprodução social, passa pela apropriação deste. Muito além do ponto de
vista legal, essa apropriação consta de uma identificação com o lugar, a
percepção da possibilidade de realizar ali a continuidade de sua trajetória
histórica. Para isso, é necessária buscar sua própia identidade e contrasta-la
com as condições que apresentam. Para cada agente essa situação ocorrerá
voluntária ou involuntariamente, de forma mais pacífica ou conflituosa. E as
situações de conflitos podem gerar insatisfação seja pelas dificldades
individuais e ou coletivas.
As
distintas identidades são frutos de construções culturais históricas, as quais
podem ser resgatadas, proporcionando o encontro e a conjunção de aspectos
fundamentais da historicidade do cotidiano da EREM- Escola de Referência em
Ensino Médio Francisco Pires. Considere-se que esses aspectos se apresentam
como situações didáticas, resgate da memória; E cada manifestação dessas
oferece uma ótica diferente sobre a vida e o cotidiano, compondo uma parte da
identidade desses sujeitos a ser trabalhada.
A Gestora
pode fazer qualquer coisa em nossas vidas quando se trata de bens
materiais, mais precisamos tomar o Maximo de cuidado quando se trata de seres
humanos.
Para
isso tornam-se necessárias pessoas que, com sua capacidade, sabedoria e
honestidade, possam construir para melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos
nela envolvidos. Portanto, você GESTORA é importante nesta mudança: um ser que
acredita na humanização através de suas ações na Unidade Escolar.
“MAIS
DO QUE MÁQUINAS PRECISAMOS DE HUMANIDADE...” Charles Chapplin
Josefa Maria da Silva Bezerra
Coordenador de Apoio
Ana Maria Sobreira Honorato Lopes
Técnico Educacional
Maria Edilma Lopes Nunes
-
Carlos Antonio de Oliveira
-
Ciro torres de Araújo Primo
-
Dione Maria de Sá Carvalho
- Eliane Rodrigues do Nascimento
-
Francisca Fábia Alves da Silva
-
Mabel Solange Bezerra de Carvalho
-
Maria Eronildes da Silva Sá
- Hilda Tereza Lopes
da Silva
Professores
Temporariamente Contratados
- Alexandre Francisco de Lima
- Andréia
Alves do Amaral
- Ângela
Maria dos Santos
- Claudiana
Ana da Silva
- Ericleide
Alves dos Santos
- Erineide
Alves dos Santos
- Gilvaneide
Andrade e Silva
- João
Barnabé Carvalho Diniz
- Lucilene
Almeida Soares
- Maria
do Socorro da Conceição
- Mauricelio
de Carvalho Nascimento
- Patty
Pereira de Sá Rodrigues
Homenagem
aos Professores
Uma das coisas mais importantes na vida é
mentes o otimismo e a motivação, alguns podem dizer que pensamentos positivos
não ajudam, mais certamente não atrapalham e se tiver que escolher em pensar em
coisas ruins, certamente devemos ter nossa mente nas melhores coisas possíveis,
afinal nosso estado de Espírito influencia tudo em nossa vida principalmente
nossa motivação, força de vontade e dedicação ao que fazemos.
Agentes
Administrativos cedidos pelo Município para Escola de Referência
Maria Elena da Silva
Diana Vieira da Silva e Cícero Manoel da Silva
Coordenadores
Bibliotecários
- Soraia campos da Silva Mariano
Coordenadores de CTE
Esmeraldina Alves de Carvalho
Lindinalva Leite Mariano Rodrigues ( cedida a escola)
Auxiliar
de Serviços Administrativos Educacionais
Gilka Maria da Silva Souza
Funcionários da ADLIM (Merendeiras)
- Maria
da Conceição Moura Matos
- Edvânia
Maria de Jesus Oliveira
- Lucivania
da Silva Santos
Funcionários
da LÍBER (Limpeza)
- Maria
Aparecida do Nascimento
- Elizângela
Antunes S. Nunes
- Rosilene
Maria da Conceição
Homenagem
Póstuma
A
sua trajetória foi marcada aqui na terra pelo seu profissionalismo, competência
e dedicação às causas educacionais. Pelo desejo de produzir um ensino de
qualidade. Pelo prazer de compartilhar saberes e de construir aprendizagem.
Não
há duvidas de que aqueles que passaram pelas suas mãos de educador são gratos
pelo legado deixado por você.
Professor:
Célio
Viana Campos
* 06-11-1948
+ 16-12-2005
Professora:
Maria Natividade David
* 21-06-1953
+ 20-02-2010
Justificativa:
Todo
o processo educativo que visa incorporar seus sujeitos em ações práticas, seja
na família, na escola ou na comunidade ao qual pertence, tem implícitas ou
explicitamente a intenção de adaptar os indivíduos ao ambiente em que estão
inseridos, fazendo-os reproduzir as práticas e concepções culturais aceitas.
Dessa forma, percebe-se a importância do ambiente na construção cultural e
educacional, pois estão arraigadas em todo um contexto histórico, vivenciados
pala comunidade da qual o sujeito faz parte.
De
modo a recriar práticas sociais e culturais no ambiente educacional, que é
fruto de uma mudança e representa uma fase diferente na vida de cada sujeito,
propõe-se releitura desses atores sobre sua trajetória. Assim, utilizar-se-á de
oficinas buscando o reconhecimento do seu ambiente de vida, como um intuito de
desenvolver as diferentes percepções, a partir de uma formação crítica e
construtiva. A fim de proporcionar um resgate histórico das relações culturais,
relacionando-os as suas realidades. Neste sentido, justifica-se a busca da
valorização pessoal e interpessoal, bem como a conquista desses espaços
menosprezados e ou ignorados seus princípios enquanto sujeitos sociais.
Nessa perspectiva, busca-se a reafirmação ou recriação de identidades culturais
que estão arraigadas neste contexto social, através de uma releitura da sua
história de vida e das condições atuais.
Objetivo Geral:
. Retratar a realidade da Escola
na visão dos alunos, promovendo a educação
interdisciplinar, através das relações interpessoais, bem como enfatizar
as relações culturais, éticas e valores sociais.
Tema: "Os vários olhares sobre a
historicidade da escola".
Objetivos Específicos:
. Proporcionar uma formação com
práticas educativas a partir de oficinas com ênfase nas questões culturais,
observando a diversidade que se apresenta através das identidades;
. Possibilitar a inter- relação
entre os fatores históricos, buscando a formação para o trabalho e participação
social na visão dos estudantes, professores e demais funcionários que hoje
proporciona a percepção do educador na práxis educativa.
Público Alvo:
-Professores das diversas áreas do
conhecimento, educador de apoio e gestor;
-Jornalistas;
-Alunos do ensino fundamental II e médio;
-Coordenadores da CTE e Biblioteca
CRONOGRAMA
COLETIVO das Disciplinas Envolvidas
Professores Regentes:
Ângela,
Eliane e Dione.
7ª "A" e 7ª
"B" , 1º "A" e 2º"A" Língua Portuguesa e História.
. Produção de textos (Sinopse) da
historicidade da função da escola;
. Leitura e interpretação de Histórias.
Causos sobre a referente escola pelos professores;
. Pesquisa sobre a trajetória de vida como
fazendeiro e político de Francisco Alves de Carvalho Pires;
. Leitura de textos informativos; Produção de
redação; Concurso de poesia e paródia (música);
Promover um diálogo sobre o aniversário da escola.
Eronildes, Patty, Mauricélio, Fábia e
Andréia.
8ª "A", 2º "B", e
2º"C" Língua Portuguesa,
Inglês, Artes e Filosofia.
. Montagem de cartazes sobre a e texto scola
e as pessoas que atuaram na escola como Gestores, Educadores e colaboradores no
processo de educação unidade escolar;
. Dramatização orientada para elaboração dos
STANDS
Dione, Alexandre
e Claudiana.
2º "B" ,
3º "A" e 3º "B".
Língua Portuguesa, Educação Física e Artes.
. Danças e músicas: (Dos anos 60- Nacionais e
Internacionais).
. Confecção de cartazes e colagens que retratem mensagens
à Escola.
. Produção e apresentação de textos, Literatura de Cordel
sobre o tema: Como é a história de minha escola?
Erineide,
Ericleide, Gilvaneide, Lucilene,
Carlos.
8ª "A" , "B" , 3º "A"
e "B". Biologia, Ciências, Geografia, Sociologia e
Direitos
1º "A", "B", "C", e
"D". Matemática, Física e
Química.
Mabel, João Barnaber, Ciro e Maria do Socorro.
. Pesquisar a partir do ponto de vista quantitativo, a
evolução da educação no município:
. Construir gráfico sobre a aprovação dos alunos em 2011;
. Analisar dados estatísticos sobre a matrícula em 2012;
. Projetar maquetes sobre a planta da escola antiga e
atual.
Humanos.
. Concurso de cartazes que expressem mensagens sobre a
conservação da escola;
. Reciclar a água do esgoto da cozinha como forma de não
agredir o meio ambiente. (Confeccionar maquete).
Metodologia:
Os
processos de formação têm como ponto de referência, a Escola de Referência
Francisco Pires e os espaços da comunidade, será realizado um seminário de
apresentação do Projeto e após oficinas interdisciplinares, através de
metodologias participativas, define-se em três metas: estimular a participação
da comunidade escolar, promover o diálogo do cotidiano escolar, incentivar os
alunos a participar, descobrindo assim seus talentos.
Oficina
1:
. Buscar a sociedade de fotos históricas que
fazem parte da trajetória de vida dos profissionais em educação;
Objetivo: Resgate cultural, identidades,
território, relações sociais; Relação da
história de vida com as condições atuais.
Metodologia:
. Exposição na escola de fotos e materiais
coletados pelos alunos e familiares;
. Promover pesquisa e a sistematização;
. Produção do Jornal escolar.
Objetivo: Proporcionar a
interdisciplinaridade, buscando relacionar os diferentes aspectos que envolvem
e determinam sua vivência em comunidade.
Oficina:
2
. Resgate das principais datas comemorativas
cultivadas pela comunidade escolar a partir de entrevistas e relato coletivo
dos estudantes;
. Pesquisa local sobre as principais
comemorações ocorridas durante o ano no município;
. Organização pela escola de calendário festivo
anual, apresentação e escolha pelos alunos de dois eventos para serem
organizados em conjunto, com programação de debates e integração.
Oficina
3:
. Percorrer área de entorno e interna, notando
diferenças e similaridade.
. Elaboração de redação por parte dos
estudantes explicando como é o seu lugar.
. Troca de material entre estudantes e
estimulação pelo seu desempenho.
AVALIAÇÃO:
Deverá ser feita de forma contínua, com
relatórios descritivos de cada etapa, das atividades, discussões do grupo, das
atitudes diante do Projeto, etc. O professor dever também a participação, o
envolvimento de cada aluno de forma individual, a criatividade e a
sensibilidade e que se conciliem as necessidades dos diferentes tipos professores, bem como avaliar o desenvolvimento
de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Conteúdos
e atividades Vivenciadas
LINGUA
PORTUGUESA E HISTÓRIA: Produção de textos (sinopse) da
historicidade da fundação da escola; Leitura e interpretação de histórias,
causos sobre a escola pelas antigas professoras; Pesquisas sobre a trajetória
de vida como fazendeiro e político: Francisco Pires; Leitura de textos
informativos; Produção de textos; concurso de poesias e paródias (música);
promoção de diálogo sobre o aniversário da escola;
INGLÊS, ARTES E FILOSOFIA: Montagem de
cartazes sobre a escola e as pessoas que atuaram como gestores, educadores de
apoio e colaboradores no processo de educação; dramatização; pesquisa orientada
para elaboração de stands;
EDUCAÇÃO FÍSICA, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES:
Danças e músicas dos anos 60 – nacionais e internacionais; Literatura e cordel
sobre o tema: Como é a história da minha escola?;
BIOLOGIA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA E
DIREITOS HUMANOS: Concurso de cartazes que expressem mensagens sobre a
conservação escolar; Produção de cartazes- Como valorizar e conscientizar os
alunos a respeito do patrimônio escolar? Fazer maquetes da escola usando
materiais recicláveis para que não agridam o meio ambiente;
MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA: Pesquisar
a partir do ponto de vista quantitativo, a evolução da educação no Município;
Construir gráficos sobre a aprovação dos alunos em 2011; Analisar dados
estatísticos sobre a matrícula em 2012; Projetar maquetes sobre a planta da
escola antiga e atual;
Abertura
do Projeto Apresentado pela Diretora Josefa Maria da Silva Bezerra
Sou Professora, senhor, e rogo a ti, dá-me teu amor para viver intensamente a minha vocação.
Que eu possa fazer a diferença na vida dos
meus alunos.
Que meus ensinamentos os acompanhem por toda
a vida, sendo que minhas palavras lhes sejam úteis e importantes em todas as
ocasiões.
Que eu possa transmitir conhecimento, valores
e vida.
Recursos Utilizados
Aparelho de som; DVD e TV; Projetor multimídia, Data show,
etc.
Registro
do Processo
Resgatar a historicidade da Escola de
Referência Francisco Pires foi de extrema importância, tendo em vista toda
comunidade conheceu de perto todos que por aqui deixaram sua participação, seu
serviço, suas contribuições, desde aos gestores aos auxiliares de serviços
diversos que já trabalharam.
Avaliação
e resultados esperados
A avaliação foi de forma contínua, com
relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes
diante do projeto. O professor avaliou a participação e o envolvimento de cada
aluno, de forma individual nos diversos componentes curriculares, bem como
avaliando também o seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Divulgação
e Socialização do projeto
Através de cartazes, convites aos
funcionários ativos e inativos, Blog e Facebook da Escola.
Referências Bibliográficas
Fonseca, Selva
Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: Experiências, reflexões e
Aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.
Frigotto,
Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 5 ed. São Paulo: Cortez,
1999. Sites, Vídeos, Livros, filmes.
Costa, A. C. G.
Tempo de servir: o protagonismo juvenil passo a passo; um guia para o educador.
Belo Horizonte: Universidade, 2001.
Ferrette, C. J. A
Reforma do ensino médio: uma crítica em três níveis. Revista Linguagens,
Educação e Sociedade. Teresina: UFPI, nº 9, p. 41- 49, jan./dez. 2003.
Sobre o Guia do
Cursista, Elaboração de Projetos.
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