quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR RESGATANDO A HISTIRICIDADE DA ESCOLA EREM FRANCISCO PIRES...

PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR RESGATANDO A HISTORICIDADE DA ESCOLA ELABORADA PELAS CURSISTAS:
- Maria de Fátima de Sá Nascimento
- Soraya Campos da Silva Mariano
- Ana Maria Sobreira Honorato Lopes
- Esmeraldina Alves de Carvalho
- Josefa Maria da Silva Bezerra
Com o Tema: “ Os Vários Olhares sobre a Historicidade da Escola”



Josefa Maria da Silva Bezerra


Alunas Ana Maria e Fátima Sá Nascimento
Atividade 2.1- Painel da Proposta do Projeto Pedagógico Interdisciplinar com o tema: “Resgatando a Historicidade da Escola EREM”

Diagnose da Escola Francisco Pires
I – Aspecto Histórico e Legal
A – Histórico da Escola Anterior
Grupo Escolar Francisco Pires de Carvalho



 Francisco Pires de Carvalho
Aos 21 do mês de julho de 1969, foi solenemente inaugurado o prédio destinado ao grupo Escolar Francisco Pires. Na época o presidente da república, Artur da Costa e Silva, o ministro da Educação, Tarso Dutra, o governador do estado de Pernambuco Dr. Nilo de Souza Coelho, o prefeito de Mirandiba-PE Francisco Alves de Carvalho Nunes. Este nome mencionado foi em homenagem por ser filho desta terra.
 Janice Pires de Carvalho Sá
Primeira diretora da escola e umas das responsáveis pela unidade; Maria das Graças de Carvalho, Diva Feitosa Marques; Benedita de Carvalho.
  A escola Francisco Pires está localizada na Rua: Tiburtino de Carvalho sem numero- centro, na sede do município de Mirandiba-PE. Situa-se ao lado esquerdo da rodovia Estadual que liga a cidade BR 232. Fica ao sul da cidade, CEP 56980-000 telefone (87)3885-1247. Autorizada através do decreto nº 1264 de 17-04-1969, D.O. de 18-04-1969, com turmas de 1ª a 4ª series. Portaria nº 1.224 de 13-04-1976; elevada a categoria de 1º grau com turmas de 5ª a 8ª séries D.O. 15-04-1976; implantação de cursos de magistério. Portaria nº 2..773 de 25-09-1985. Depois foi extinto, houve a implantação de cursos de estudos gerais. Portaria nº 1.318 de 01-03-1988 D.O. 02-03-1988. Também extinto; implantação do ensino médio. Portaria nº 5.227 de 23-11-1993, D.O. 25-11-1993.
Regimento escolar- portaria SEDUC nº 1588 de 08-03-2005 D.O. 09-03-2005. Inscrição estadual:E-701.003. É do conselho CNPJ nº 03.298.324/001-46 sob a jurisdição da GERE de sertão Central- Salgueiro-PE e SEDUC- Secretaria da Educação e cultura. Implantação do projeto Travessia Ensino Médio, implantação do EREM- Francisco Pires- 01-02-2010.
Diretoras de 1969 à 2012 a partir da inauguração da referida Escola até os dias atuais, várias diretoras estiveram à frente de suas atividade e educacionais, empenhadas no bem estar de toda comunidade escolar, principalmente no que diz respeito aos alunos. São elas: 
1ª Diretora: Janice Pires de Carvalho Sá  (04-09-1969 à 31-07-1975)   
Diretora Adjunta: Maria do Carmo Carvalho Bezerra         

 2ª Diretora: Maria do Carmo de Carvalho Bezerra    (1976 à 1984)
Diretora Adjunta: Maria Alice de Carvalho Nunes
3ª Diretora: Janice Pires de Carvalho             ( 25-08-1980 à 19-11-1984)
Diretora Adjunta: Maria Alice de Carvalho Nunes

 4ª Diretora: Maria Alice de Carvalho                               (1985 à 1987)  
Diretora adjunta: Francinete Alves de Carvalho


 5ª Gilka Maria Bezerra de Carvalho Correia     (22-05-1987 à 18-01-1991)

 6ª Diretora: Francinete Alves de Carvalho (28-05-1991 a 18-01-1991) 
Diretora Adjunta: Gelda Maria Braga de Carvalho Nunes
7ª Diretora: Gelda Maria Braga de Carvalho Nunes(29-09-92 à 07-02-94)
Diretora Adjunta: Margarizzi Cantarelli de Carvalho Correia
Diretora Temporária: Margarizzi Cantarelli Carvalho Cirreia
8ª Diretora: Mabel Solange Bezerra de Carvalho(29-08-95 à 25-03-1999)
Diretora Adjunta: Maria de Fátima de Carvalho Nunes



9ª Diretora: Valta Maria Alves Alípio (24-03-1999 à 31-12-2001)
Diretora Adjunta: Josefa Maria da Silva Bezerra

 Chefes De secretária
        - Eliete Alves de Carvalho Campos
           - Maria do Socorro Pires de Carvalho
- Severina Lucas Pires Freire
- Cícera Maria Diniz Carvalho
             -Gilda Maria Braga de Carvalho Nunes
               - Margarizzi Cantarelli Carvalho Corrêia

            - Maria do desterro Rodrigues Santos

Educadores de Apoio


- Maria do Socorro de Souza
            - Mabel Solange Bezerra de Carvalho
                   - Joana D’arc Rodrigues Limeira Nogueira
    - Francisca Fábia Alves da Silva
- Cristiane Lopes

Coordenadores de Biblioteca

 - Maria de Fatima YoYô da Silva
- Marister do Amaral Valões Ferreira Lucas
- Frances Maria de Sá Carvalho Lucas
- Josilda Furtado de Sà
- Gelda Maria Braga de Carvalho Nunes
- Ana Karina
-Soraia Campos
-Fátima Sá
- Maria do Socorro Carvalho Sá
- Esmeraldina Alves de Carvalho
- Maria Lucia Campos Cantarelli

Auxiliares de Serviços administrativos educacionais


 Cléa de Assis Escuro (Neném de Talí)
Antonia Alexandrina

- José Antonio da silva
- Maria de Lourdes Barros
-Manoel Bezerra de Oliveira
- Antonio Gregório José do Nascimento 
 - Clementino Alfredo dos Santos



Agente Administrativo

Napoleão Carneiro de Souza

Homenagem aos Mestres Inatitos
A escola que iniciamos a nossa docência é sem dúvida aquela que plantamos o nosso melhor conhecimento e as melhores lembranças, porque o fruto do aprendizado é o inicio da experiência.
A escola Francisco Pires de Carvalho a qual fomos pioneiros da sua inauguração vem nos orgulhando ao longo da sua história com sua vivência e profissionais que a cada dia aprimoram e valorizam os seus cursos.
Portanto, prestamos a nossa homenagem a esse patrimônio cultural que tem oportunizado aos filhos dessa terra, valores, ética e conhecimentos para sua vida escolar e a amplitude de sua vida profissional.
Mestres Inativos

- Valquiria Gomes Vieira
- Paula Francinete de Souza
- Ana Maria de Sá Carvalho
- Inês Maria Diniz
- Nilva Maria de Sá
- Maria Espedita de Sá Carvalho
- Maria de Fatima Valões Cardoso
Wânia Suelly Botelho
- Margarida Gomes de Sá Carvalho
- Auta Pires de Carvalho
-Darcy Pereira de Carvalho
- Diana Maria de Sá Carvalho
- Diva Feitosa Marques
- Francinete Alves de Carvalho
- Maria da Conceição da Silva Freire
- Maria Alves Mariano da Cruz
- Maria do Socorro Daniel
- Silvana Davi
- Gildete Alves de Carvalho
- Odete Valões Pinheiro
- Maria Auxiliadora Alves de Carvalho Lucas
- Graciete de Carvalho Diniz
- Maria Auxiliadora Cantarell
- Joana neta de Carvalho


Homenagem Póstuma
A sua trajetória foi marcada aqui na terra pelo seu profissionalismo, competência e dedicação às causas educacionais. Pelo desejo de produzir um ensino de qualidade. Pelo prazer de compartilhar saberes e de construir aprendizagem.
Não há duvidas de que aqueles que passaram pelas suas mãos de educador são gratos pelo legado deixado por você.
Professora: Maria de Fátima Yoyô da Silva
* 25-03-1944
+ 17-01-2001
Professora: Maria do Carmo da Silva Sá
* 12-09-1941
+ 15-02-2009


Professor: Célio Viana Campos
* 06-11-1948
+ 16-12-2005

Professora: Maria Natividade David
* 21-06-1953
+ 20-02-2010

Escola Atual
Entrada da Escola de Referência em Ensino Médio Francisco Pires

Apresentação
 O trabalho na escola, educadores e técnicos nos espaços da Educação passam constantemente por experiências de mudança do próprio sujeito. A transformação do espaço, local de vida, de reprodução social, passa pela  apropriação deste. Muito além do ponto de vista legal, essa apropriação consta de uma identificação com o lugar, a percepção da possibilidade de realizar ali a continuidade de sua trajetória histórica. Para isso, é necessária buscar sua própia identidade e contrasta-la com as condições que apresentam. Para cada agente essa situação ocorrerá voluntária ou involuntariamente, de forma mais pacífica ou conflituosa. E as situações de conflitos podem gerar insatisfação seja pelas dificldades individuais e ou coletivas.
 As distintas identidades são frutos de construções culturais históricas, as quais podem ser resgatadas, proporcionando o encontro e a conjunção de aspectos fundamentais da historicidade do cotidiano da EREM- Escola de Referência em Ensino Médio Francisco Pires. Considere-se que esses aspectos se apresentam como situações didáticas, resgate da memória; E cada manifestação dessas oferece uma ótica diferente sobre a vida e o cotidiano, compondo uma parte da identidade desses sujeitos a ser trabalhada.


 A Gestora pode fazer qualquer coisa em nossas vidas quando se trata de bens materiais, mais precisamos tomar o Maximo de cuidado quando se trata de seres humanos.
Para isso tornam-se necessárias pessoas que, com sua capacidade, sabedoria e honestidade, possam construir para melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos. Portanto, você GESTORA é importante nesta mudança: um ser que acredita na humanização através de suas ações na Unidade Escolar.
“MAIS DO QUE MÁQUINAS PRECISAMOS DE HUMANIDADE...” Charles Chapplin

Josefa Maria da Silva Bezerra

Coordenador de Apoio
Ana Maria Sobreira Honorato Lopes

Técnico Educacional

Maria Edilma Lopes Nunes












- Carlos Antonio de Oliveira
- Ciro torres de Araújo Primo
- Dione Maria de Sá Carvalho
 - Eliane Rodrigues do Nascimento
- Francisca Fábia Alves da Silva
- Mabel Solange Bezerra de Carvalho
- Maria Eronildes da Silva Sá
- Hilda Tereza Lopes da Silva


Professores Temporariamente Contratados

 -       Alexandre Francisco de Lima
-       Andréia Alves do Amaral
-       Ângela Maria dos Santos
-       Claudiana Ana da Silva
-       Ericleide Alves dos Santos
-       Erineide Alves dos Santos
-       Gilvaneide Andrade e Silva
-       João Barnabé Carvalho Diniz
-       Lucilene Almeida Soares
-       Maria do Socorro da Conceição
-       Mauricelio de Carvalho Nascimento
-       Patty Pereira de Sá Rodrigues


Homenagem aos Professores

Uma das coisas mais importantes na vida é mentes o otimismo e a motivação, alguns podem dizer que pensamentos positivos não ajudam, mais certamente não atrapalham e se tiver que escolher em pensar em coisas ruins, certamente devemos ter nossa mente nas melhores coisas possíveis, afinal nosso estado de Espírito influencia tudo em nossa vida principalmente nossa motivação, força de vontade e dedicação ao que fazemos.




Agentes Administrativos cedidos pelo Município para Escola de Referência

 Maria Elena da Silva
 Diana Vieira da Silva e Cícero Manoel da Silva


Coordenadores Bibliotecários


      -       Maria de Fátima de Sá Nascimento
-  Soraia campos da Silva Mariano
Coordenadores de CTE
 Esmeraldina Alves de Carvalho



Lindinalva Leite Mariano Rodrigues ( cedida a escola)



Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais

 Gilka Maria da Silva Souza


Funcionários da ADLIM (Merendeiras)

 -       Aline Maria da Silva
-       Maria da Conceição Moura Matos
-       Edvânia Maria de Jesus Oliveira
-       Lucivania da Silva Santos

Funcionários da LÍBER (Limpeza)


-       Maria Aparecida do Nascimento
-       Elizângela Antunes S. Nunes
-       Rosilene Maria da Conceição

Homenagem Póstuma
A sua trajetória foi marcada aqui na terra pelo seu profissionalismo, competência e dedicação às causas educacionais. Pelo desejo de produzir um ensino de qualidade. Pelo prazer de compartilhar saberes e de construir aprendizagem.
Não há duvidas de que aqueles que passaram pelas suas mãos de educador são gratos pelo legado deixado por você.

Professor: Célio Viana Campos
* 06-11-1948
+ 16-12-2005

Professora: Maria Natividade David
* 21-06-1953
+ 20-02-2010 


Justificativa:
   Todo o processo educativo que visa incorporar seus sujeitos em ações práticas, seja na família, na escola ou na comunidade ao qual pertence, tem implícitas ou explicitamente a intenção de adaptar os indivíduos ao ambiente em que estão inseridos, fazendo-os reproduzir as práticas e concepções culturais aceitas. Dessa forma, percebe-se a importância do ambiente na construção cultural e educacional, pois estão arraigadas em todo um contexto histórico, vivenciados pala comunidade da qual o sujeito faz parte.
    De modo a recriar práticas sociais e culturais no ambiente educacional, que é fruto de uma mudança e representa uma fase diferente na vida de cada sujeito, propõe-se releitura desses atores sobre sua trajetória. Assim, utilizar-se-á de oficinas buscando o reconhecimento do seu ambiente de vida, como um intuito de desenvolver as diferentes percepções, a partir de uma formação crítica e construtiva. A fim de proporcionar um resgate histórico das relações culturais, relacionando-os as suas realidades. Neste sentido, justifica-se a busca da valorização pessoal e interpessoal, bem como a conquista desses espaços menosprezados e ou ignorados seus princípios enquanto sujeitos sociais.
    Nessa perspectiva, busca-se a reafirmação ou recriação de identidades culturais que estão arraigadas neste contexto social, através de uma releitura da sua história de vida e das condições atuais.
Objetivo Geral:
    .  Retratar a realidade da Escola na visão dos alunos, promovendo a educação     interdisciplinar, através das relações interpessoais, bem como enfatizar as relações culturais, éticas e valores sociais.

Tema: "Os vários olhares sobre a historicidade da escola".

Objetivos Específicos:
    .  Proporcionar uma formação com práticas educativas a partir de oficinas com ênfase nas questões culturais, observando a diversidade que se apresenta através das identidades;
    .  Possibilitar a inter- relação entre os fatores históricos, buscando a formação para o trabalho e participação social na visão dos estudantes, professores e demais funcionários que hoje proporciona a percepção do educador na práxis educativa.


Público Alvo:
-Professores das diversas áreas do conhecimento, educador de apoio e gestor;
-Jornalistas;
-Alunos do ensino fundamental II e médio;
-Coordenadores da CTE e Biblioteca

 CRONOGRAMA COLETIVO das Disciplinas Envolvidas

Professores Regentes:
Ângela,  Eliane  e  Dione.     7ª "A"  e 7ª "B" , 1º "A" e 2º"A"   Língua Portuguesa e História.
. Produção de textos (Sinopse) da historicidade da função da escola;
. Leitura e interpretação de Histórias. Causos sobre a referente escola pelos professores;
. Pesquisa sobre a trajetória de vida como fazendeiro e político de Francisco Alves de Carvalho Pires;
. Leitura de textos informativos; Produção de redação; Concurso de poesia e paródia (música);  Promover um diálogo sobre o aniversário da escola.
Eronildes, Patty, Mauricélio, Fábia e Andréia.
8ª "A", 2º "B", e 2º"C"    Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Filosofia.
. Montagem de cartazes sobre a e texto scola e as pessoas que atuaram na escola como Gestores, Educadores e colaboradores no processo de educação unidade escolar;
. Dramatização orientada para elaboração dos STANDS
Dione, Alexandre   e  Claudiana.
2º "B" ,  3º "A" e 3º "B".  Língua Portuguesa, Educação Física e Artes.
. Danças e músicas: (Dos anos 60- Nacionais e Internacionais).
. Confecção de cartazes e colagens que retratem mensagens à Escola.
. Produção e apresentação de textos, Literatura de Cordel sobre o tema: Como é a história de minha escola? 
Erineide,  Ericleide,  Gilvaneide,  Lucilene,  Carlos.
8ª "A" , "B" , 3º "A" e  "B".    Biologia, Ciências, Geografia, Sociologia e Direitos
1º "A", "B", "C", e "D".     Matemática, Física  e  Química.
Mabel, João Barnaber, Ciro e Maria do Socorro.
. Pesquisar a partir do ponto de vista quantitativo, a evolução da educação no município:
. Construir gráfico sobre a aprovação dos alunos em 2011;
. Analisar dados estatísticos sobre a matrícula em 2012;
. Projetar maquetes sobre a planta da escola antiga e atual.
Humanos.
. Concurso de cartazes que expressem mensagens sobre a conservação da escola;
. Reciclar a água do esgoto da cozinha como forma de não agredir o meio ambiente. (Confeccionar maquete).

Metodologia:
   Os processos de formação têm como ponto de referência, a Escola de Referência Francisco Pires e os espaços da comunidade, será realizado um seminário de apresentação do Projeto e após oficinas interdisciplinares, através de metodologias participativas, define-se em três metas: estimular a participação da comunidade escolar, promover o diálogo do cotidiano escolar, incentivar os alunos a participar, descobrindo assim seus talentos.

Oficina 1:
. Buscar a sociedade de fotos históricas que fazem parte da trajetória de vida dos profissionais em educação;

Objetivo: Resgate cultural, identidades, território, relações sociais;  Relação da história de vida com as condições atuais.

Metodologia:
. Exposição na escola de fotos e materiais coletados pelos alunos e familiares;
. Promover pesquisa e a sistematização;
. Produção do Jornal escolar.
Objetivo: Proporcionar a interdisciplinaridade, buscando relacionar os diferentes aspectos que envolvem e determinam sua vivência em comunidade.

Oficina: 2
. Resgate das principais datas comemorativas cultivadas pela comunidade escolar a partir de entrevistas e relato coletivo dos estudantes;
. Pesquisa local sobre as principais comemorações ocorridas durante o ano no município;
. Organização pela escola de calendário festivo anual, apresentação e escolha pelos alunos de dois eventos para serem organizados em conjunto, com programação de debates e integração.


Oficina 3:
. Percorrer área de entorno e interna, notando diferenças e similaridade.
. Elaboração de redação por parte dos estudantes explicando como é o seu lugar.
. Troca de material entre estudantes e estimulação pelo seu desempenho.

AVALIAÇÃO:
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das atividades, discussões do grupo, das atitudes diante do Projeto, etc. O professor dever também a participação, o envolvimento de cada aluno de forma individual, a criatividade e a sensibilidade e que se conciliem as necessidades dos diferentes tipos  professores, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

Conteúdos e atividades Vivenciadas

LINGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA: Produção de textos (sinopse) da historicidade da fundação da escola; Leitura e interpretação de histórias, causos sobre a escola pelas antigas professoras; Pesquisas sobre a trajetória de vida como fazendeiro e político: Francisco Pires; Leitura de textos informativos; Produção de textos; concurso de poesias e paródias (música); promoção de diálogo sobre o aniversário da escola;

 INGLÊS, ARTES E FILOSOFIA: Montagem de cartazes sobre a escola e as pessoas que atuaram como gestores, educadores de apoio e colaboradores no processo de educação; dramatização; pesquisa orientada para elaboração de stands;
 EDUCAÇÃO FÍSICA, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES: Danças e músicas dos anos 60 – nacionais e internacionais; Literatura e cordel sobre o tema: Como é a história da minha escola?;
 BIOLOGIA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Concurso de cartazes que expressem mensagens sobre a conservação escolar; Produção de cartazes- Como valorizar e conscientizar os alunos a respeito do patrimônio escolar? Fazer maquetes da escola usando materiais recicláveis para que não agridam o meio ambiente;
 MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA: Pesquisar a partir do ponto de vista quantitativo, a evolução da educação no Município; Construir gráficos sobre a aprovação dos alunos em 2011; Analisar dados estatísticos sobre a matrícula em 2012; Projetar maquetes sobre a planta da escola antiga e atual;


 Abertura do Projeto Apresentado pela Diretora Josefa Maria da Silva Bezerra





 Sou Professora, senhor, e rogo a ti, dá-me teu amor para viver intensamente a minha vocação.
Que eu possa fazer a diferença na vida dos meus alunos.
Que meus ensinamentos os acompanhem por toda a vida, sendo que minhas palavras lhes sejam úteis e importantes em todas as ocasiões.
Que eu possa transmitir conhecimento, valores e vida.
































 Recursos Utilizados
Aparelho de som; DVD e TV; Projetor multimídia, Data show, etc.















Registro do Processo
Resgatar a historicidade da Escola de Referência Francisco Pires foi de extrema importância, tendo em vista toda comunidade conheceu de perto todos que por aqui deixaram sua participação, seu serviço, suas contribuições, desde aos gestores aos auxiliares de serviços diversos que já trabalharam.


Avaliação e resultados esperados
A avaliação foi de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto. O professor avaliou a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual nos diversos componentes curriculares, bem como avaliando também o seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Divulgação e Socialização do projeto
Através de cartazes, convites aos funcionários ativos e inativos, Blog e Facebook da Escola.







Referências Bibliográficas
Fonseca, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: Experiências, reflexões e Aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.
Frigotto, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1999. Sites, Vídeos, Livros, filmes.
Costa, A. C. G. Tempo de servir: o protagonismo juvenil passo a passo; um guia para o educador. Belo Horizonte: Universidade, 2001.
Ferrette, C. J. A Reforma do ensino médio: uma crítica em três níveis. Revista Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina: UFPI, nº 9, p. 41- 49, jan./dez. 2003.
Sobre o Guia do Cursista, Elaboração de Projetos.


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