Eixo 3: Tecnologia
Atividade 3.4 Reflexão sobre
a aprendizagem
Atividade – 3.1-
Socialização do PITEC
Considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do
Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, Resgatando os Valores cujo Tema –
Bullying uma proposta didática. Posso afirmar que foi de grande importância,
pois o Currículo e a tecnologia são práticas sociais ligadas à utilização e
controlo do poder, pelo que a reorganização dos processos de aprendizagem terá
de ser decidida a partir de referências que permitam a participação ativa de
cada um e de todos que fazem a escola. Foram abordados vários aspectos me
chamaram atenção durante a realização do PITEC, foi a união e a troca de
experiência entre os participantes, os conhecimentos de alguns teóricos que
marcaram a educação, a aprendizagem e currículo envolvendo o uso das
tecnologias e mídias, a ideia de Projetos, estratégias nos mostra maneiras de
lidar com diferentes linguagens, formas, as informações são apresentadas e as
situações de aprendizagem são organizadas, com a função de potencializar e
contornar as dificuldades. Seus valores envolvido deixaram bem claro a
socialização entre os participantes,muito talento, compromisso e atitudes
impressionantes bem sucedidas. Enfim a culminância nos trouxe resultados
prazerosos. Com tudo isso considero ter inovado meus conhecimentos de forma que
vou vivenciar o que aprendi através de ações tudo que foi inserido no decorrer
desta jornada de estudo, pesquisa, debate e muito trabalho.
Atividade 3.2 – Refletindo no coletivo
A Tecnologia nas escolas,
tem desempenhado um papel importante no ensino. Acredito que o aluno aprende
quando ele consegue aplicar conceitos de modo significativo e quando procuramos
valorizar os recursos tecnológicos inserindo os alunos aos equipamentos como
computador, DVD, data show e outros, as aulas se tornam mais prazerosa e
participativa.
Atividade 3.3 – Mapa
conceitual do PITEC
Os mapas conceituais enfatizam conceitos e significação por terem como
referencial a teoria de aprendizagem de Ausubel. Acredito que os Mapas
Conceituais são essenciais aos professores que querem oferecer uma
aprendizagem colaborativa, baseadas em Projetos. No entanto um meio para que possamos refletir. A escola
precisa acompanhar esses avanços tecnológicos e utilizá-los como subsídios na
aprendizagem, considerando uma ferramenta que contribui no desenvolvimento dos
alunos e professores.
AA
Nenhum comentário:
Postar um comentário