segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Eixo 3: Tecnologia

Atividade 3.4 Reflexão sobre a aprendizagem

Atividade – 3.1- Socialização do PITEC
Considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, Resgatando os Valores cujo Tema – Bullying uma proposta didática. Posso afirmar que foi de grande importância, pois o Currículo e a tecnologia são práticas sociais ligadas à utilização e controlo do poder, pelo que a reorganização dos processos de aprendizagem terá de ser decidida a partir de referências que permitam a participação ativa de cada um e de todos que fazem a escola. Foram abordados vários aspectos me chamaram atenção durante a realização do PITEC, foi a união e a troca de experiência entre os participantes, os conhecimentos de alguns teóricos que marcaram a educação, a aprendizagem e currículo envolvendo o uso das tecnologias e mídias, a ideia de Projetos, estratégias nos mostra maneiras de lidar com diferentes linguagens, formas, as informações são apresentadas e as situações de aprendizagem são organizadas, com a função de potencializar e contornar as dificuldades. Seus valores envolvido deixaram bem claro a socialização entre os participantes,muito talento, compromisso e atitudes impressionantes bem sucedidas. Enfim a culminância nos trouxe resultados prazerosos. Com tudo isso considero ter inovado meus conhecimentos de forma que vou vivenciar o que aprendi através de ações tudo que foi inserido no decorrer desta jornada de estudo, pesquisa, debate e muito trabalho.

Atividade 3.2 – Refletindo no coletivo
A Tecnologia nas escolas, tem desempenhado um papel importante no ensino. Acredito que o aluno aprende quando ele consegue aplicar conceitos de modo significativo e quando procuramos valorizar os recursos tecnológicos inserindo os alunos aos equipamentos como computador, DVD, data show e outros, as aulas se tornam mais prazerosa e participativa.

Atividade 3.3 – Mapa conceitual do PITEC
Os mapas conceituais enfatizam conceitos e significação por terem como referencial a teoria de aprendizagem de Ausubel. Acredito que os Mapas Conceituais são essenciais aos professores que querem oferecer uma aprendizagem colaborativa, baseadas em Projetos. No entanto  um meio para que possamos refletir. A escola precisa acompanhar esses avanços tecnológicos e utilizá-los como subsídios na aprendizagem, considerando uma ferramenta que contribui no desenvolvimento dos alunos e professores.



AA

Nenhum comentário:

Postar um comentário