02- Justificativa:
Todo o processo educativo que visa
incorporar seus sujeitos em ações práticas, seja na família, na escola ou na
comunidade ao qual pertence, tem implícitas ou explicitamente a intenção de
adaptar os indivíduos ao ambiente em que estão inseridos, fazendo-os reproduzir
as práticas e concepções culturais aceitas. Dessa forma, percebe-se a
importância do ambiente na construção cultural e educacional, pois estão arraigadas
em todo um contexto histórico, vivenciados pala comunidade da qual o sujeito
faz parte. De modo a recriar práticas
sociais e culturais no ambiente educacional, que é fruto de uma mudança e
representa uma fase diferente na vida de cada sujeito, propõe-se releitura
desses atores sobre sua trajetória. Assim, utilizar-se-á de oficinas buscando o
reconhecimento do seu ambiente de vida, como um intuito de desenvolver as
diferentes percepções, a partir de uma formação crítica e construtiva. A fim de
proporcionar um resgate histórico das relações culturais, relacionando-os as
suas realidades. Neste sentido, justifica-se a busca da valorização pessoal e
interpessoal, bem como a conquista desses espaços menosprezados e ou ignorados
seus princípios enquanto sujeitos sociais.
Nessa perspectiva, busca-se a reafirmação ou recriação de identidades
culturais que estão arraigadas neste contexto social, através de uma releitura
da sua história de vida e das condições atuais.
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