sábado, 17 de novembro de 2012


Projeto Integrado de Tecnologia no  Currículo: “Resgatando Valores”.



Tema: - “Bullying: uma proposta didática”.

Cursistas:
Maria de Fátima de Sá Nascimento
Soraya Campos da Silva Mariano  
Ana Honorato
Josefa Maria da Silva Bezerra
Esmeraldina de Carvalho
Escola:
Escola de Referência EREM Francisco Pires
Nº de alunos: 515          Nº de Professores envolvidos: 05
São eles: Patty Pereira, Eronildes Sá, Mabel Solange, Ângela Shepp, Gilvaneide Andrade.

Justificativa:
A prática do Bullying tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tanto dos agressores, como das vítimas.
Discutir as questões ligadas à prática do Bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como com os pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.
A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. “O fato de ter conseqüências trágicas – como mortes e suicídios – e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema”, Aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto- Juvenil.

Objetivo (s)
 Geral:
  Pesquisar, orientar e refletir sobre as causas e consequências do Bullying, tomando como ponto de partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis a desenvolver um projeto de aprendizagem, utilizando as tecnologias disponíveis na escola.
Objetivos Específicos:
* Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
* Construir uma proposta de regras de convivência e conduta contra o Bullying na unidade escolar.
* Orientar o bom relacionamento entre os estudantes e os pais através de reuniões conjuntas e um olhar atento ao comportamento dos mesmos conscientizando-os sobre as principais causas de Bullying.
Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa, Inglês, Direitos Humanos, Sociologia Filosofia e Arte.

Metodologia:
Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussões de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma refletividade sobre as causas e consequências do Bullying. Também serão utilizadas as seguintes estratégias metodológicas:
       - Indicações de filmes para assistir e apreciar abordando o tema proposto: (“A corrente do Bem,” “Escritores da Liberdade”, “Vem Dançar”, “O Contador de Historias”, Agressões e Opressões Bullying”...).
         - Dinâmicas de Grupo: (“Descobrindo o oposto” “Dinâmica do conhecimento”, “O baile”, “Lamba corda”, “Andando diferente”...);
       - Produção de Textos: ( Narrativo, Dissertativo e Descritivo );
       - Palestras com pessoas especialistas no assunto abordado, tendo como público alvo os alunos, gestores, educadores, funcionários, pais e responsáveis, ou seja, toda a comunidade escolar;
        - Organização de Seminários por turma;
         - Resolução de casos de alunos vítimas de Bullying;
          - Leituras variadas.
Procedimentos
  Aos 06/02/2012 à 15/06/2012.  (Equivalente a 1ª e 2ª unidade- 86 dias letivos)
- Nesse período trabalhamos com estudo do texto da Internet, como:
-Léia Fagundes; Aprendizes do futuro; Revista Nova escola; Jornais; entre outros.
 - Fizemos a coleta de dados do projeto, estudo, orientação sobre as práticas que irão ser desenvolvidas no projeto;
- Realização da oficina, dramatização teatro e dança “utilização das novas tecnologias”;
- Apresentação do material desenvolvido onde ocorreu a aprendizagem;
-Confecção do material a serem desenvolvidos e apresentados pelos professores e alunos.

CRONOGRAMA

10/02/2012

02/03/2012

23/03/2012

Apresentação da

Proposta de estudo

do tema do Projeto

Tecnológico.

 Coleta dos dados

Dra-  orientação sobre o

O projeto pelos professores-     utilização das novas


Realização das oficinas, Dramatização, teatro e danças.

               20/04/2012

15/06/2012

- Apresentação e confecção do material - Culminância, horário Integral desenvolvido pelos professores e alunos.

- Culminância do Projeto

“Horário Integral“        


Cronograma – Dia 13/06/12
1º Momento
Abertura:  Música: ” Depende de nós”.
- (Apresentação em DATA SHOW);
Mensagem reflexiva (Slide: ’’ Diga não as ameaças, tiranias, opressões, intimidações, atos de vandalismo e humilhações’’).
2º Momento
Mensagem reflexiva (Slide),
(Comentários X Debates)
Documentários sobre: Slide- BULLYNG NAS ESCOLAS PÚBLICAS, UM PROBLEMA SÉRIO A SER RESOLVIDO POR TODOS NÓS.
(Comentários X Debates).


3º Momento:
Palestrantes:
*Juiz Dr. Otávio Pimentel
*João Leite (Conselho Tutelar)
*Geovane Barros (Conselho Tutelar)
*Pe. Genildo Herculano
*Pastor Inácio
*Psicólogo José Manoel Guabiraba
*Assistente Social
4º- Momento
Apresentações, mensagem final e entregar de lembrancinhas.
Apresentações por turma:
1º’’ A’’: Paródia com coreografia e mensagem reflexiva.
*Cantor: Justin Bieber
*Música:’’Baby’’.
1º’’B’’: Música a autoria dos alunos da turma sobre BULLYING e mensagem reflexiva.
1º’’C’’: Peça Teatral – Temática BULLYING (Cyberbullying e o Bullying Verbal)- Mensagem reflexiva.
1º’’D’’: Peça Teatral: Temática: Bullying Verbal e Físico.
*Tema da peça:’’ Ao próximo’’.
*Mensagem reflexiva.
2º’’A’’: Peça Teatral: Temática: Bullying Verbal e Físico
*Tema dá peça:’’Bullying- A arma que pode matar!!!’’.
*Mensagem reflexiva.
2º’’B’’: Mensagem reflexiva da turma.
2º ‘’C’’:Elaboração e apresentação do ‘’ Pacto de convivência’’, entrevista e depoimentos com pessoas que sofreram BULLYING e apontar soluções.
3º’’A’’: Peça Teatral:
Mensagem reflexiva.
3º’’B’’: Danças: Dublagens- Cantoras Internacionais: The pop stars: Demi Lovato e Jessie J.
Mensagem reflexiva.
‘’Para obter algo que nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez’’.



Ditado Popular
NO TO BULLYING!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário