Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo: “Resgatando Valores”.
Tema: - “Bullying: uma proposta didática”.
Cursistas:
Maria de Fátima de Sá
Nascimento
Soraya Campos da Silva
Mariano
Ana Honorato
Josefa Maria da Silva
Bezerra
Esmeraldina de Carvalho
Escola:
Escola de Referência EREM Francisco Pires
Nº de alunos: 515
Nº de Professores envolvidos: 05
São eles: Patty Pereira, Eronildes Sá, Mabel Solange,
Ângela Shepp, Gilvaneide Andrade.
Justificativa:
A prática do Bullying tornou-se algo comum nos espaços educacionais,
provocando cada vez mais atitudes violentas, tanto dos agressores, como das
vítimas.
Discutir as questões ligadas à prática do Bullying com toda a comunidade
escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos
ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os
alunos, como com os pais e responsáveis, buscando medidas educativas que
combatam as ações de violência na escola.
A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios
eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos
pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. “O fato de ter conseqüências trágicas –
como mortes e suicídios – e a impunidade proporcionaram
a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema”, Aponta
Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e
Criminalidade Infanto- Juvenil.
Objetivo (s)
Geral:
Pesquisar, orientar e refletir
sobre as causas e consequências do Bullying, tomando
como ponto de partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis
a desenvolver um projeto de aprendizagem, utilizando as tecnologias disponíveis
na escola.
Objetivos Específicos:
* Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as
práticas de violência no espaço escolar.
* Construir uma proposta de regras de convivência e conduta contra o Bullying na unidade escolar.
* Orientar o bom relacionamento entre os estudantes e os pais através de
reuniões conjuntas e um olhar atento ao comportamento dos mesmos conscientizando-os
sobre as principais causas de Bullying.
Disciplinas
envolvidas:
Língua Portuguesa, Inglês, Direitos Humanos, Sociologia Filosofia e Arte.
Metodologia:
Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussões de
textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma refletividade sobre as causas e
consequências do Bullying. Também serão utilizadas as seguintes estratégias
metodológicas:
- Indicações de filmes para
assistir e apreciar abordando o tema proposto: (“A corrente do Bem,” “Escritores
da Liberdade”, “Vem Dançar”, “O Contador de Historias”, Agressões e Opressões
Bullying”...).
- Dinâmicas de Grupo:
(“Descobrindo o oposto” “Dinâmica do conhecimento”, “O baile”, “Lamba corda”,
“Andando diferente”...);
- Produção de Textos: (
Narrativo, Dissertativo e Descritivo );
- Palestras com pessoas
especialistas no assunto abordado, tendo como público alvo os
alunos, gestores, educadores, funcionários, pais e responsáveis, ou seja, toda
a comunidade escolar;
- Organização
de Seminários por turma;
- Resolução
de casos de alunos vítimas de Bullying;
- Leituras
variadas.
Procedimentos
Aos 06/02/2012 à 15/06/2012. (Equivalente a
1ª e 2ª unidade- 86 dias letivos)
- Nesse período trabalhamos
com estudo do texto da Internet, como:
-Léia Fagundes; Aprendizes
do futuro; Revista Nova escola; Jornais; entre outros.
- Fizemos a coleta de dados do projeto,
estudo, orientação sobre as práticas que irão ser desenvolvidas no projeto;
- Realização da oficina,
dramatização teatro e dança “utilização das novas tecnologias”;
- Apresentação do material
desenvolvido onde ocorreu a aprendizagem;
-Confecção do material a serem
desenvolvidos e apresentados pelos professores e alunos.
CRONOGRAMA
10/02/2012
|
02/03/2012
|
23/03/2012
|
Apresentação
da
Proposta
de estudo
do
tema do Projeto
Tecnológico.
|
Coleta dos dados
Dra-
orientação sobre o
O
projeto pelos professores-
utilização das novas
|
Realização
das oficinas, Dramatização, teatro e danças.
|
20/04/2012
|
15/06/2012
|
- Apresentação e confecção
do material - Culminância, horário Integral desenvolvido pelos professores e
alunos.
|
- Culminância do Projeto
“Horário Integral“
|
Cronograma
– Dia 13/06/12
1º Momento
Abertura: Música: ” Depende de nós”.
- (Apresentação em DATA
SHOW);
Mensagem reflexiva (Slide: ’’
Diga não as ameaças, tiranias, opressões, intimidações, atos de vandalismo e
humilhações’’).
2º Momento
Mensagem reflexiva (Slide),
(Comentários X Debates)
Documentários sobre: Slide- BULLYNG NAS ESCOLAS
PÚBLICAS, UM PROBLEMA SÉRIO A SER RESOLVIDO POR TODOS NÓS.
3º Momento:
Palestrantes:
*Juiz Dr. Otávio Pimentel
*João Leite (Conselho Tutelar)
*Geovane Barros (Conselho Tutelar)
*Pe. Genildo Herculano
*Pastor Inácio
*Psicólogo José Manoel Guabiraba
*Assistente Social
4º- Momento
Apresentações, mensagem final e entregar de
lembrancinhas.
Apresentações por turma:
1º’’ A’’: Paródia com coreografia e mensagem
reflexiva.
*Cantor: Justin Bieber
*Música:’’Baby’’.
1º’’B’’: Música a autoria dos alunos da turma
sobre BULLYING e mensagem reflexiva.
1º’’C’’: Peça Teatral – Temática BULLYING (Cyberbullying
e o Bullying Verbal)- Mensagem reflexiva.
1º’’D’’: Peça Teatral: Temática: Bullying
Verbal e Físico.
*Tema da peça:’’ Ao próximo’’.
*Mensagem reflexiva.
2º’’A’’: Peça Teatral: Temática: Bullying
Verbal e Físico
*Tema dá peça:’’Bullying- A arma que pode
matar!!!’’.
*Mensagem reflexiva.
2º’’B’’: Mensagem reflexiva da turma.
2º ‘’C’’:Elaboração e apresentação do ‘’
Pacto de convivência’’, entrevista e depoimentos com pessoas que sofreram
BULLYING e apontar soluções.
3º’’A’’: Peça Teatral:
Mensagem reflexiva.
3º’’B’’: Danças: Dublagens- Cantoras
Internacionais: The pop stars: Demi Lovato e Jessie J.
Mensagem reflexiva.
Ditado Popular
NO TO BULLYING!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário