sexta-feira, 27 de julho de 2012

Atividade 1.2
Quem sou como professor e Aprendiz?

Creio que ser professor é um grande desafio, e uma eterna aprendiz, porque preciso me aperfeiçoar a cada dia e a cada momento. Quero sentir segura, e melhorar as minhas ferramentas para poder facilitar e inovar minhas práticas pedagógicas junto aos alunos.

Estou vivendo no mundo das tecnologias e globalização onde a minha prática diz perfeitamente com sou professora e aprendiz. Necessito melhorar os meus conhecimentos tecnológicos frente as TIC e proporcionar ao aluno uma educação de qualidade. Percebo que a cada dia que trabalho na Biblioteca, vejo que tenho que enfrentar este desafio porque as tecnologias evoluíram muito tomando conta de todo espaço e se eu não adequar aos avanços das tecnologias não vou conseguir fazer nada diante do aluno, assim em vez de ajudar estou prejudicando cada vez mais. Por enquanto tento contribuir com o essencial e o mais prático a fim de doar um pouco de mim como professora.

O mundo pedagógico caminha para melhorar e com certeza eu nesta pratica de inovação, caminho junto para o aperfeiçoamento das mídias do momento. Sei que posso fazer tudo isso ao longo da minha vida, porque não há idade determinada e sim vontade de vencer os desafios que se encontram na minha frente.


O que é ser professor hoje?

Ser professor é preciso ter vocação, amar sua profissão, saber ensinar, ajudar o aluno a refletir e não a produzir. É ter consciência, dignidade e sensibilidade da profissão que escolheu. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Então somos nós que numa visão abrangente que, não somente transformamos a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formamos pessoas e buscamos juntos um mundo justo, produtivo e mais saudável. Porque o professor é o alicerce da sociedade.

Quem sou eu neste contexto?

Como professor permaneço sempre atenta nas mudanças ocorrida na educação, onde as novas aprendizagens no contexto das tecnologias implica ter oportunidade de me ver como sujeito de um novo desafio, no que tange a construção de conhecimento: o estudo, atualização, articulação de oportunidades. Entre eu e o aluno é “aprender a aprender”, portanto é muito importante que haja diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Eu sou professora readaptada, realizo atividades pedagógicas na Biblioteca, preciso correr em busca das novas tecnologias da nova geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário